Results for 'Richéle Timm dos Passos da Silva'

1000+ found
Order:
  1.  9
    A Reconstrução Racional Em Educação Como Alternativa Ao Domínio da Racionalidade Estratégica.Jovino Pizzi & Richéle Timm dos Passos da Silva - forthcoming - Dissertatio:71-93.
    As reconstruções racionais da teoria do agir comunicativo exigem um procedimento que coaduna três tipos de ações: comunicativas, instrumentais e estratégicas. A desconfiança em torno das escolhas racionais recai sobre o tipo de agir estratégico. A perspectiva cognitivista alimenta um carácter lógico de tipo meio-fim. Existe o risco de o sujeito limitar-se simplesmente ao autointeresse individual, pois as escolhas podem obedecer a determinados cálculos egocêntricos. Em uma sociedade individualista, as motivações subjetivas freiam escolhas de tipo universal. No caso da educação, (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  2.  5
    Investigação e Dados Sobre Patologias Sociais.Maximiliano Sérgio Cenci, Thais Piccolo Carvalho & Richéle Timm dos Passos da Silva - forthcoming - Dissertatio:49-70.
    Este texto aborda as bases teóricas e metodológicas desenvolvidas no Observatório Global de Patologias Sociais. Tal observatório visa diagnosticar patologias sociais nas áreas da saúde e da educação, além de, como prognóstico, fornecer subsídios para a organização de um instrumento capaz de captar a percepção de patologias sociais em distintas populações. A partir das discussões técnicas e filosóficas, com base nas leituras de autores da Teoria Crítica, principalmente Honneth (2006; 2011; 2016), têm-se desenvolvido, desde 2019, a organização de um conjunto (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  3.  10
    Relações Entre Física e Metafísica a Partir Do Realismo Científico.Vinícius Carvalho da Silva & Antonio Augusto Passos Videira - 2023 - Perspectivas 7 (2):233-264.
    No presente artigo procuramos demonstrar por meio das posições de inúmeros físicos e filósofos da física que a relação entre física e metafísica é inevitável para o trabalho científico, isto é, que todo físico assume alguma metafísica de modo mais ou menos crítico. Defendemos que o realismo os físicos, com diferentes graus de conhecimento e elaboração filosófica, assumem o realismo científico como seu pressuposto metafísico. Argumentamos que há uma imbricação entre pressupostos metafísicos e princípios axiológicos. Assim, o realismo científico não (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  4.  2
    A Sociedade da Desinformação.Fabiano Couto Corrêa da Silva - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9 (1):143-161.
    Desinformação enquanto um fenômeno social criou uma nova desordem global, onde as novas condições de produção, circulação e consumo de informação fizeram das notícias falsas um importante instrumento geoestratégico que, associado às técnicas híbridas, coloca as ações das mídias comunicacionais em sintonia na geração de notícias falsas. Analisamos a maneira como os meios de comunicação disseminam informações tomando como base cinco filtros indicados por Chomsky e Herman (2003): Filtro 1: Importância, propriedade e orientação dos benefícios dos meios de comunicação; Filtro (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  5.  20
    O desafio de dialogar no ciberespaço: uma abordagem à luz da hermenêutica gadameriana.Thiago Delaíde da Silva - 2020 - Investigação Filosófica 10 (2):113.
    Este artigo pretende apresentar elementos para refletir sobre o desafio de desenvolver a arte do diálogo no contexto do ciberespaço à luz da hermenêutica gadameriana, tendo em vista crescente cultura de intolerância presente nas redes digitais na atualidade. O artigo, de cunho teórico, visa aproximar a temática da cibercultura da hermenêutica filosófica de Hans-Georg Gadamer, refletindo sobre as implicações derivadas das mídias pós-massivas sobre o diálogo no ciberespaço. O texto procura apresentar alguns traços pertinentes da cultura digital do mundo contemporâneo, (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  6.  11
    O jogo livre da imaginação é compatível com a dedução kantiana das categorias?Hélio Lopes da Silva - 2015 - Studia Kantiana 18:182-205.
    Pretendemos neste artigo examinar a aparente incompatibilidade entre a concepção, exposta na terceira Crítica kantiana, do jogo livre ou harmonia entre as faculdades da Imaginação e do Entendimento e a Dedução Transcendental das Categorias da primeira das Críticas kantianas, na medida em que a primeira parece afirmar que a Imaginação pode apreender “sem conceitos” um objeto intuído, ao passo que a última parece submeter todas estas apreensões à posse a priori de um conceito. De modo a realizar este exame, vamos (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  7.  13
    Passos, fábio A. O conceito de mundo em Hannah Arendt : Para Uma Nova filosofia política. – 2. ed. rev. E ampl. – Rio de janeiro : Lumen Juris, 2020. 280 P. [REVIEW]Ângelo Rafael Da Silva Pereira - 2020 - Cadernos Do Pet Filosofia 11 (21):47-50.
    Fábio Abreu dos Passos é doutor em Filosofia Política pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é Professor do Departamento e do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Piauí – UFPI. Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Filosofia Política, atuando principalmente nos temas relacionados à Filosofia Política Contemporânea, a partir dos seguintes autores: Hannah Arendt, Michel Foucault e Giorgio Agamben. É autor também da obra A Faculdade do Pensamento em Hannah Arendt:: implicações políticas (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  8.  9
    O Estado à luz da história, da filosofia e do direito.Ives Gandra da Silva Martins - 2015 - [São Paulo, Brazil]: Editora e Livraria Noeses.
    O autor, na multiplicidade de seus aspectos, detém-se em considerações sobre o Estado, mas não se limita à perspectiva dos escritos tradicionais de Teoria Geral. Recolhe momentos de sua configuração histórica, de partes relevantes de sua fisionomia jurídica e, de modo particular, emite reflexões filosóficas sobre a morfologia estrutural e o sentido ético dessa entidade. O enfoque, porém, dista de ser mero tangenciar o assunto, porquanto insere, a cada passo, proposições que exprimem sua opinião pessoal e a ideologia de quem (...)
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  9.  8
    Análise sobre a concepção de vida nua: por uma política vital.Enock Da Silva Peixoto - 2020 - Investigação Filosófica 11 (1):93.
    O texto a seguir é uma análise sobre a concepção de _vida nua_ presente no livro _Homo Sacer, o poder soberano e a vida nua I_ do filósofo italiano Giorgio Agamben. Salientamos que o tema não se reduz a este livro sendo possível um entendimento mais preciso sobre o mesmo em obras posteriores, mas como se trata de um estudo introdutório, nos ateremos na obra supracitada conscientes de que o termo central “poder soberano e vida nua” não se restringe a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  10.  12
    Gênero e sexualidade: o poder transformador da educação.Cássia De Lourdes Batista, Camila Dos Santos Vitello & Milena Bastos Da Silva - 2021 - Páginas de Filosofía 10 (1):137-171.
    A sociedade foi construída a partir de relações de poder que trataram de segregar e marginalizar alguns grupos. A escola, coexistindo nesse contexto, pode mover-se para a ruptura das desigualdades. Dessa maneira, viabilizar a temática de gênero e sexualidade no cotidiano escolar colabora com uma educação transformadora, voltada ao respeito, à valorização das inúmeras vivências de gênero e sexualidade e ao combate à violência. Frente à possibilidade de intervenção e sem adotar uma postura ingênua de que a instituição escolar é (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  11.  10
    Algumas Abordagens Sobre Educação Infantil e Bncc (Base Nacional Comum Curricular) Na Educação Remota.Wilma Amâncio da Silva, Giselle dos Santos Ventura, Pedro Paulo Farias de Oliveira & Wellington Amâncio da Silva - 2022 - Desleituras Literatura Filosofia Cinema e outras artes 9.
    Esta investigação apresenta algumas abordagens acerca da Educação Infantil, acrescentando um debate sobre Educação remota que foi proposta em 2020 até 2021 devido aos problemas sanitários da pandemia global do vírus covid-19. Além disso, trata de uma pesquisa bibliográfica e qualitativa. O objetivo geral desta pesquisa consiste em investigar as principais teorias para fundamentar a prática pedagógica na Educação Infantil, que promovam variadas possibilidades de aprendizagem do educando, refletindo sobre a aplicabilidade da BNCC.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  12.  13
    Histórias de Mulheres: Identidade Étnica, Resiliências nas Alterizações - Apresentação do Dossiê.Luzia Wilma Santana da Silva, Maria de Fátima Araújo Di Gregório, Ana Angélica Leal Barbosa & Júlio César dos Santos - 2023 - Odeere 8 (2):1-2.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  13.  12
    Múltiplas Facetas de Espiritualidade e Religiosidade Na Pandemia da Covid-19 No Brasil.José Aparecido Da Silva, Rosemary Conceição dos Santos, Luis Antonio Monteiro Campos & Raphaela Schiassi Hernandes - 2023 - Aprender-Caderno de Filosofia E Psicologia da Educação 29:252-266.
    O presente manuscrito apresenta relações de religiosidade e espiritualidade (R∕E) com diferentes indicadores sociais, educacionais e de saúde durante a Pandemia da COVID-19 no Brasil Particularmente, mostra que R∕E tem efeitos positivos nos indicadores de felicidade, bem-estar subjetivo, percepção de dor e nos diferentes índices de saúde mental. Conclui afirmando que a dimensão religiosidade e espiritualidade tem múltiplas facetas, embora seja ainda negligenciada no ensino e na pesquisa em saúde pública, especialmente em saúde mental.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  14.  14
    Narrativas dos/as jovens do Sertão de Pernambuco sobre preconceito e discriminação racial no contexto escolar.Roseane Amorim Da Silva, Maria Márcia Da Silva, José Willian Da Silva & Elayne Barbosa Dos Santos - 2021 - Odeere 6 (1):138-162.
    Neste estudo refletimos sobre situações de racismo narradas por jovens moradores/as do Sertão de Pernambuco. O mesmo foi realizado de modo online devido a pandemia da Covid-19. Realizamos duas etapas, na primeira 127 jovens responderam a um formulário sobre a temática em questão; na segunda, realizamos quatro rodas de conversas, em que participaram discentes e docentes de uma escola pública do Pajeú. As informações construídas foram analisadas com base na análise temática. O racismo está presente em todos os ambientes da (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  15.  27
    De Kant a Schopenhauer: análise da Terceira Antinomia da Razão Pura e de sua solução.Fabiano Queiroz da Silva - 2010 - Voluntas: Revista Internacional de Filosofia 1 (1):35-48.
    Este artigo será dividido em três tópicos: “I. Os conflitos antinômicos da razão consigo mesma”, “II. Reconstrução dos argumentos da Terceira antinomia e da solução crítica” e “III. Liberdade transcendental e liberdade prática”. O primeiro exporá em que consiste os problemas antinômicos. O segundo irá se deter no Terceiro problema antinômico e na solução crítica promulgada por Kant. O terceiro, finalmente, apresentará um embate entre Kant e Schopenhauer, salientando o por quê da solução schopenhauriana à Terceira antinomia ser recusada, ao (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  16.  53
    A "recensão a aenesidemus" E a génese da doutrina da ciência de Fichte.Fernando Manuel Ferreira da Silva - 2015 - Kriterion: Journal of Philosophy 56 (132):335-353.
    RESUMO O presente ensaio aborda o período anterior às obras tidas como as diferentes reescrições da Doutrina da Ciência, de J. G. Fichte, e aí tenta não só perceber a origem da necessidade de um princípio da identidade, como ela surge aquando das primeiras ocorrências do mesmo, mas também discernir os primeiros passos de todo o problema da possibilidade de um princípio absoluto de toda a filosofia, que sempre animaria a empresa. O foco em questão é a «Aenesidemus-Rezension», onde (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  17.  23
    A Conferência de Puebla: contexto e papel da juventude e da educação.Paulo Agostinho Nogueira Baptista, Wellington Teodoro da Silva & Giseli do Prado Siqueira - forthcoming - Horizonte:1426-1426.
    Fourty years ago, more than 190 Latin American bishops, attended by the newly elected Pope John Paul II, were gathered for the III General Conference of the Latin American Episcopate in Mexico, in Puebla de Los Angeles, between January 27th and February 13th, 1979. For Paul VI, The purpose of celebrating the 10th anniversary of Medellin was to translate his Apostolic Exhortation Evangelii Nuntiandi to Latin America: from “evangelization in the contemporary world” to “Latin America’s evangelization in the present and (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  18.  22
    Alfabetização como empoderamento da cidadania em idosas com doença crônica.Luzia Wilma Santana da Silva, Ítalo Oliveira Chaves, Letícia Santos Azevedo, Neuziele Miranda da Silva, Carla Manoela Oliveira de Araújo, Leiliane Hilário Gonçalves dos Santos Correia, Eulina Patrícia Oliveira Ramos Pires & Juciara de Santana Silva - 2020 - Odeere 5 (9):408-437.
    O artigo verificou se após um programa de alfabetização, pessoas adulto-idosas com doenças crônicas apresentaram capacidade cognitiva à autonomia e autoconfiança aos cuidados de saúde. De método qualitativo na transversalidade com a pesquisa-ação, realizado no interior da Bahia com um grupo de mulheres, idade entre 53 a 73 anos, de um núcleo interdisciplinar de cuidados à saúde, todas com déficit de autocuidado potencializado pelo analfabetismo. Os resultados demonstraram que no ciclo vital tardio, mães/avós encontraram na alfabetização o empoderamento da cidadania (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  19.  15
    Exploring self‐care practices and health beliefs among men in the context of emerging infectious diseases: Lessons from the Mpox pandemic in Brazil.Carolina da Silva Bulcão, Pedro E. G. Prates, Iago M. B. Pedrosa, Guilherme R. De Santana Santos, Layze B. de Oliveira, Jhonata de Souza Joaquim, Lilian C. G. de Almeida, Caíque J. N. Ribeiro, Glauber W. Dos Santos Silva, Felipe A. Machuca-Contreras, Anderson R. de Sousa, Isabel A. C. Mendes & Álvaro F. L. de Sousa - forthcoming - Nursing Inquiry:e12635.
    Our goal was to explore self‐care practices among men who have sex with men in the context of Mpox in Brazil. This study used qualitative research methods, including interviews and thematic analysis, to collect and analyze data from male participants across the Brazilian territory. The narratives unveil men's perspectives on self‐care, risk reduction, and health beliefs during the Mpox pandemic. Our findings highlight a multifaceted approach to self‐care among men, encompassing hygiene, physical contact management, mask usage, skin lesion vigilance, and (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  20.  24
    A crítica de Rorty à teoria do conhecimento como essência especular.Jaciara Ribeiro da Silva Cardoso & Edna Maria Magalhães do Nascimento - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (18):12-44.
    O presente trabalho investiga a crítica de Rorty à teoria do conhecimento como essência especular. Considerando a ideia presente na tradição filosófica de que o conhecimento verdadeiro é aquele que representa fidedignamente a realidade, Rorty se insurge contra esta posição, argumentado que, o pensamento representacionista se ergueu a partir da crença de que é possível construir descrições do mundo que espelhem sua própria natureza, ou seja, descrições que representem de maneira fidedigna realidade, que é objeto do conhecimento e do mundo, (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  21.  35
    Las acciones de los profesionales ante la privacidad y confidencialidad de usuarios de un hospital general.Danyllo do Nascimento Silva-Junior, Janieiry Lima de Araújo & Ellany Gurgel Cosme do Nascimento - 2017 - Persona y Bioética 21 (2).
    Se analisa a percepção de usuários sobre sua privacidade e confidencialidade em um hospital, as ações dos profissionais diante dessas questões. Trata-se de uma pesquisa exploratória e qualitativa, realizada em um hospital geral de Rio Grande do Norte, Brasil, com 34 usuários. Realizaram-se entrevistas semiestruturadas e observações não participantes, com análise de conteúdo. Os resultados foram agrupados nas categorias “Privacidade dos usuários hospitalizados” e “Confidencialidade dos usuários hospitalizados”. Os entrevistados demonstraram pouco domínio referente às questões de privacidade e confidencialidade, ao (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  22.  51
    José Barbosa de Sá's idea of nature, with special reference to plants.Rafael Dias da Silva Campos & Christian Fausto Moraes Dos Santos - 2015 - Scientiae Studia 13 (3):519-545.
    RESUMOEste artigo visa discutir elementos filosóficos presentes na obra de José Barbosa de Sá. Buscamos analisar o sistema de classificação botânica do autor, observando a relação com a construção de analogias e similitudes, avaliando em que medida tais ideias se coadunavam com concepções religiosas. Procuramos ainda discutir o conhecido debate sobre a reprodução vegetal no século XVIII, analisando concepções não acadêmicas. ABSTRACTThis article aims to discuss philosophical elements of the work of José Barbosa de Sá. We seek to analyze the (...)
    Direct download (5 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  23.  42
    Complaints filed against nursing professionals.Adaiele Lucia Nogueira Vieira da Silva, Mariluci Camargo Ferreira da Silva Candido, Sebastião Junior Henrique Duarte & Regina Maria dos Santos - 2016 - Nursing Ethics 23 (8):889-901.
    Background:In their daily practice, Brazilian nurses have been met with complaints from co-workers and patients, as well as bioethical dilemmas intrinsic to the profession, particularly in the cont...
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   2 citations  
  24.  21
    Burnout and Stress Measurement in Police Officers: Literature Review and a Study With the Operational Police Stress Questionnaire.Cristina Queirós, Fernando Passos, Ana Bártolo, António José Marques, Carlos Fernandes da Silva & Anabela Pereira - 2020 - Frontiers in Psychology 11.
    Research has demonstrated that policing is a stressful occupation and has a negative impact on police officers’ mental and physical health, performance, and interactions with citizens. Mental health at the workplace has become a concern due to the costs of depression, anxiety, burnout, and even suicide, which is high among police officers.To ameliorate occupational health, it is crucial therefore to identify stress and burnout levels on a regular basis. However, the instruments frequently used to measure stress have not valorized the (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  25.  28
    The effects of instructions on scales for perceived egocentric distance in a large open field.José Aparecido Da Silva & Raquel Alves Dos Santos - 1984 - Bulletin of the Psychonomic Society 22 (3):189-192.
  26.  19
    Entrevista com professoras (es) de filosofia do ensino superior do ceará (bloco II).Cristiane Maria Marinho, Francisco José da Silva, Camila do Espírito Santo Prado de Oliveira, Antônio Alex Pereira de Sousa & Paulo Willame Araújo de Lima - 2023 - Revista Dialectus 29 (29):307-318.
    ENTREVISTA COM PROFESSORAS (ES) DE FILOSOFIA DO ENSINO SUPERIOR DO CEARÁ – BLOCO IICom: Cristiane Maria Marinho, Francisco José da Silva, Camila do Espírito Santo Prado de OliveiraPor: Antônio Alex Pereira de Sousa, Paulo Willame Araújo de Lima.
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  27.  12
    Os reflexos pandêmicos no ensino ofertado pela rede pública de Maceió/AL: políticas públicas e dignidade sob as perspectivas de Habermas.Anderson de Alencar Menezes, Antonio Tancredo Pinheiro da Silva & Martha Vanessa Lima do Nascimento Cardoso - 2023 - Logeion Filosofia da Informação 9:201-207.
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  28.  32
    How Christian Norms Can Have an Impact on Bioethics in a Pluralist and Democratic Europe: A Scandinavian Perspective.A. Barbosa da Silva - 2009 - Christian Bioethics 15 (1):54-73.
    This article assesses the similarity and difference between the Western European style of doing bioethics and the Scandinavian one. First, it reviews the introductory article by the editor, C. Delkeskamp-Hayes in the first issue of Christian Bioethics (2008), devoted to the possibility of a specifically Christian bioethics in Europe. Second, it analyses bioethics debates in Scandinavian today. In light of Delkeskamp-Hayes' article, the main similarity is that both regions are facing secularization as a threat to basic Christian values, for example, (...)
    Direct download (7 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  29.  15
    reflexos pandêmicos no ensino ofertado pela rede pública de Maceió/AL.Anderson de Alencar Menezes, Antonio Tancredo Pinheiro da Silva & Martha Vanessa Lima do Nascimento Cardoso - 2022 - Logeion Filosofia da Informação 9:269-276.
    No categories
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  30.  31
    An Artifact for Evaluating the Quality of Health Service Providers: Evidence From Brazil.Lúcia Helena da Silva Mendes, Luiz Cláudio Sampaio Mendes, Lilian Lucy dos Santos, Carlos Otávio Senff, Claudimar Pereira da Veiga & Luiz Carlos Duclós - 2018 - Inquiry: The Journal of Health Care Organization, Provision, and Financing 55:004695801879016.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  31.  23
    Experiências de “Escola[s]” que educam a inf'ncia em comunidade quilombola na Amazônia Paraense.Ellen Rodrigues da Silva Miranda & Doriedson do Socorro Rodrigues - 2020 - Odeere 5 (9):82-108.
    O texto apresenta alguns resultados de pesquisa de mestrado sobre educação quilombola e busca responder como a “escola” presentes na comunidade quilombola Tambaí-Açu, Mocajuba/PA, educam as crianças entre as reproduções ampliadas da vida e as reproduções ampliadas do capital. Trata-se de investigação qualitativa, como base no materialismo histórico-dialético, com dados obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas, analisadas em articulação com revisão de literatura científica. Ao se fazer análise de conteúdo, compreendeu-se que, embora haja diversas formas de saberes nos chãos e (...)
    No categories
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  32.  9
    Foucault e a Visibilidade: Do Espetáculo da Soberania À Vigil'ncia Panóptica.George Lucas da Silva dos Santos - 2023 - Kínesis - Revista de Estudos Dos Pós-Graduandos Em Filosofia 15 (38):267-288.
    O presente artigo pretende analisar os regimes de visibilidade em Michel Foucault, tendo como centro da investigação sua obra Vigiar e Punir: Nascimento da prisão, de 1975. Nesta obra, Foucault se debruça sobre os processos sócio-históricos que levaram a uma mudança no regime punitivo do Ocidente entre o século XVII e início do século XIX, em que um regime de soberania deu lugar a um regime disciplinar. Pretendemos mostrar que, para além de uma mudança no regime punitivo, tal movimento produziu (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  33.  25
    Physiology Responses and Players’ Stay on the Court During a Futsal Match: A Case Study With Professional Players.Julio Wilson Dos-Santos, Henrique Santos da Silva, Osvaldo Tadeu da Silva Junior, Ricardo Augusto Barbieri, Matheus Luiz Penafiel, Roberto Nascimento Braga da Silva, Fábio Milioni, Luiz Henrique Palucci Vieira, Diogo Henrique Constantino Coledam, Paulo Roberto Pereira Santiago & Marcelo Papoti - 2020 - Frontiers in Psychology 11.
    Physiological responses in futsal have not been studied together with temporal information about the players’ stay on the court. The aim of this study was to compare heart rate and blood lactate concentration responses between 1-H and 2-H considering the time of permanency of the players on the court at each substitution in a futsal match. HR was recorded during entire match and [La−] was analyzed after each substitution of seven players. %HRmean and [La−] mean did not differ between 1-H (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   1 citation  
  34.  52
    Does Transcranial Direct Current Stimulation Combined with Peripheral Electrical Stimulation Have an Additive Effect in the Control of Hip Joint Osteonecrosis Pain Associated with Sickle Cell Disease? A Protocol for a One-Session Double Blind, Block-Randomized Clinical Trial.Tiago da Silva Lopes, Wellington dos Santos Silva, Sânzia B. Ribeiro, Camila A. Figueiredo, Fernanda Q. Campbell, Gildasio de Cerqueira Daltro, Antônio Valenzuela, Pedro Montoya, Rita de C. S. Lucena & Abrahão F. Baptista - 2017 - Frontiers in Human Neuroscience 11.
  35.  34
    Should Authors be Requested to Suggest Peer Reviewers?Jaime A. Teixeira da Silva & Aceil Al-Khatib - 2018 - Science and Engineering Ethics 24 (1):275-285.
    As part of a continuous process to explore the factors that might weaken or corrupt traditional peer review, in this paper, we query the ethics, fairness and validity of the request, by editors, of authors to suggest peer reviewers during the submission process. One of the reasons for the current crisis in science pertains to a loss in trust as a result of a flawed peer review which is by nature biased unless it is open peer review. As we indicate, (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   6 citations  
  36.  3
    A utilidade do inútil - um manifesto.Vinícius Carvalho da Silva - 2018 - Cadernos Do Pet Filosofia 9 (17):100-102.
    Em A utilidade do inútil do filósofo italiano Nuccio Ordine retoma um tema tradicional e inesgotável: o valor da educação e sua relação com a cultura. Ordine identifica que vivemos uma profunda crise cultural, que assola a Escola e a Universidade. Ambas padecem diante do avanço de uma mentalidade utilitarista, praticista e produtivista, motivada pela lógica implacável do lucro. Tais espaços, que deveriam ser de formação intelectual e humanística, se convertem em empresas capitalistas em formar não cidadãos críticos e livres (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  37.  11
    Amplificação do Santo decreto. Yongzheng, Pedro Nolasco da Silva & António Aresta - 1903 - Macau: Fundação Macau. Edited by Kangxi & Pedro Nolasco da Silva.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  38.  14
    Vaidapé na Rua: uma proposta dialógica da Rádio Comunitária.Júlia Lúcia De Oliveira Albano da Silva - 2017 - Logos: Comuniação e Univerisdade 24 (1).
    Este texto objetiva mostrar no contexto das mídias digitais em rede, a experiência de interação baseada no diálogo entre a Rádio Comunitária Cidadã FM e o programa Vaidapé na Rua que integra a programação semanal da emissora localizada na região Oeste do município de São Paulo. Partindo da compreensão das dinâmicas dialógicas e discursivas inerentes aos processos comunicacionais e estudadas pelo jornalista e teórico Vilém Flusser, o texto objetiva evidenciar as possibilidades que um ambiente comunicacional pode desencadear para uma prática (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  39.  43
    Ciberespaço: Um apelo à teologia.Ideylson da Silva Vieira dos Anjos - 2010 - Revista de Teologia 4 (6):p - 29.
    O impacto do ciberespaço com as novas formas de produção, circulação e consumo de informação tem sido tão grande a ponto de reconfigurar a vida e o pensamento como tais? Educação, cultura, toda construção dos espaços antropológicos e até a maneira de se comunicar com o sagrado se vêem afetadas por essa interrogação que nasce do confronto do humano com a internet. O artigo vem examinar criticamente a resposta de Pierre Levy; um dos primeiros intelectuais a responder a essa complexa (...)
    Direct download (4 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  40.  36
    Diversidade na Educação Escolar: limites e possibilidades.Léia Adriana da Silva Santiago & Maria Licia dos Santos - 2018 - Conjectura: Filosofia E Educação 23 (1):154-178.
    O presente estudo tem como objetivo investigar como a diversidade afrobrasileira e indígena está contemplada na educação escolar, compreendendo que a escola é um lugar estratégico de articulação, um espaço para propostas de mudanças em relação a uma educação que respeite as diferenças e singularidades. A problematização se pautou na reflexão do livro didático, nos desafios e nas práticas dos professores, com o objetivo de analisar e compreender as mudanças e permanências, as inclusões e exclusões, os estereótipos, os preconceitos, a (...)
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  41.  15
    What Rights Do Authors Have?Jaime A. Teixeira da Silva & Aceil Al-Khatib - 2017 - Science and Engineering Ethics 23 (3):947-949.
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   3 citations  
  42.  5
    O perspectivismo nietzscheano enquanto rigor hermenêutico.José Roberto Carvalho da Silva - 2016 - Cadernos Do Pet Filosofia 17 (14):01-10.
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  43.  11
    Concepção de produção de presença em Gumbrecht.Wellington Amâncio da Silva - 2017 - Cadernos Do Pet Filosofia 8 (16):44-54.
    Este trabalho pretende apresentar alguns pontos do pensamento filosófico de Gumbrecht sobre a presença, especialmente, com relação às possibilidades da linguagem. A partir desse logos propõe-se uma crítica introdutória aos conceitos de coisa, de sujeito/objeto, de visão cartesiana do mundo, demonstrando, a partir do autor analisado, as possibilidades de tangibilidade por meio da linguagem e o que isso representa em face dos paradigmas vigentes das ciências instituídas. Através de pesquisa bibliográfica, viu-se que a teoria da linguagem de Gumbrecht é subsídio (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  44.  2
    O conceito de Estado (respublica) em Erasmo de Rotterdam.Susana Aparecida da Silva - 2019 - Cadernos PET-Filosofia (Parana) 17 (2).
    O presente estudo encontra-se inserido mais diretamente nas linhas de pesquisa de História da Filosofia Moderna e do Pensamento Ético-Político, temos alguns estudos filosóficos sobre o pacifismo erasmiano na “Queixa da Paz” como aqueles realizados por Meulen (1990), Hoffmann (2000), Kinsella e Carr (2007), Martín e Chornet (2007), Dungen (2008) e Christi (2009).
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  45.  83
    A filosofia da ciência da mecânica quântica E a desconstrução da ontologia materialista.Vinicius Carvalho Da Silva - 2010 - Cadernos Do Pet Filosofia 1 (2):30-43.
    A mecânica quântica empreendeu a substituição do materialismo científico, por uma visão cada vez mais “formal” da natureza, dentro da qual a própria matéria seria uma conseqüência física de um outro estado natural que precede o nível das partículas subatômicas, constituído por relações de simetrias, forças e processos, para além das possibilidades observacionais, e ao alcance, tão somente, da reflexão racional pura. Além disto, a Física Contemporânea trabalha com conceitos e problemas filosóficos de extrema importância, como “Causalidade”, “Origem da Matéria”, (...)
    Direct download (9 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  46.  40
    Mathematics and its Applications: A Transcendental-Idealist Perspective.Jairo José da Silva - 2017 - Cham: Springer Verlag.
    This monograph offers a fresh perspective on the applicability of mathematics in science. It explores what mathematics must be so that its applications to the empirical world do not constitute a mystery. In the process, readers are presented with a new version of mathematical structuralism. The author details a philosophy of mathematics in which the problem of its applicability, particularly in physics, in all its forms can be explained and justified. Chapters cover: mathematics as a formal science, mathematical ontology: what (...)
    Direct download (3 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark   5 citations  
  47.  17
    A contribuição positiva de Fichte à formação da filosofia de Schopenhauer.Helio Lopes Da Silva - 2020 - Investigação Filosófica 10 (2):21.
    Neste artigo procuro determinar as contribuições positivas que Schopenhauer possa ter recebido do ensinamento de Fichte quando, como um jovem estudante, ele frequentou as aulas e estudou os textos de Fichte nos anos 1811-1813. Vou tentar mostrar que, embora a filosofia de Schopenhauer seja absolutamente original, algumas ideias fichteanas certamente o estimularam na busca de seu pensamento filosófico final.
    No categories
    Direct download  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  48.  16
    A abstração matemática de Tomás de Aquino.Marco Aurélio Oliveira da Silva - 2022 - Philósophos - Revista de Filosofia 27 (1).
    O presente artigo é voltado à recepção da questão matemática na filosofia aristotélica de Tomás de Aquino. O _Comentário ao tratado da Trindade de Boécio_ é o texto de Tomás que permite uma maior reflexão deste tema. Particularmente, a geometria era o paradigma de prática matemática. Ora, tanto na demonstração quanto na definição matemática, o conceito de forma é central, daí a denominação abstração da forma. A tese principal do artigo é que a abstração matemática necessita produzir uma definição claramente (...)
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  49.  5
    A existência real só pode ser provada pela existência real? A crítica de Locke contra a prova a priori cartesiana.Leandro Alves da Silva - 2022 - Cadernos Espinosanos 47:179-208.
    No _ Ensaio sobre o Entendimento Humano _ ( iv.x.7), John Locke registrou uma breve apreciação da prova _ a priori _ cartesiana, afirmando que ela seria, isoladamente, uma maneira imperfeita de abordar a questão da existência de Deus. Todavia, num manuscrito de duas páginas, datado de 1696, ele considerou essa prova inconclusiva, pois poderia ser utilizada tanto por teístas como por ateus, ficando a questão inacabada. Considerando a escassez de estudos lockeanos tratando desse manuscrito, este artigo propõe uma interpretação (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
  50.  19
    A Conferência de Medellín: contexto político-eclesial e a posição sobre a Educação e a Juventude.Giseli do Prado Siqueira, Paulo Agostinho Nogueira Baptista & Wellington Teodoro-Silva - 2018 - Horizonte 16 (50):648-676.
    A Segunda Conferência Geral do Episcopado Latino-americano, realizada na cidade de Medellín, entre os dias 24 de agosto e 06 de setembro de 1968, produziu um importante e significativo documento – As Conclusões de Medellín – que registraram as posições da Igreja da América Latina, que assumiu uma posição libertadora frente à opressão no continente. O objetivo do Papa Paulo VI, como diz o próprio título da proposta da Conferência, era ler a realidade latino-americana à luz do Concílio Vaticano II. (...)
    No categories
    Direct download (2 more)  
     
    Export citation  
     
    Bookmark  
1 — 50 / 1000